Melbourne receberá a primeira corrida da temporada de 2025 da Fórmula 1

Nathalia Tetzner
Com 5,278 km de extensão, o circuito de rua de Albert Park fica localizado perto da cidade de Melbourne, capital do estado de Vitória na Austrália. Considerada uma pista média e rápida, ela é ‘figurinha’ carimbada na Fórmula 1 desde a substituição de Adelaide, em 1996. Em 2025, será responsável pelo primeiro Grande Prêmio da temporada, previsto para 16 de março.
A fase de teste já está acontecendo no deserto do Bahrein, assim, já temos algumas ideias sobre o que esperar do GP da Austrália deste ano. Apresentando um traçado médio e rápido de curvas suaves, grampos, longas retas e muitas ondulações – como esperado por ser um circuito de rua –, os torcedores australianos podem assistir tanto a consagração da Ferrari quanto o ressurgimento da Williams.

Isso porque a Scuderia Ferrari vem fazendo ótimos tempos na fase de testes ao lado da surpreendente condução de Carlos Sainz, agora, a frente da Atlassian Williams Racing. Contudo, vale lembrar que grande parte do desempenho das equipes de Fórmula 1 é tratada como estratégia – há grande chances de outros nomes estarem escondendo o jogo na pré-temporada.
Para além disso e do fato de se tratar da estreia do calendário, a pista de Melbourne é frequentemente repleta de surpresas e inúmeras desistências, dado a maior facilidade de ultrapassagens. Por isso, não podemos contar totalmente com essa corrida para definir os rumos do Campeonato Mundial, ainda que seja possível esperar um grande espetáculo de competitividade.